quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Palestra no IOS em Dezembro/2010

Para aqueles que se dedicam, todo esforço sempre vale a pena. Após grandes desafios, é natural ter a sensação de que a vitória parece um sonho e que os arranhões adquiridos ao longo do caminho já não doem mais. Na formatura realizada para os alunos do IOS do segundo semestre de 2010, porém, foi mais que uma impressão. Participar de um evento tão aguardado trouxe a certeza de que dedicação e força de vontade são os requisitos básicos para se chegar longe. E, ao longo da celebração, muitas foram as provas disso.

No Clube Associativo dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica de São Paulo, o clima do dia 19 de dezembro foi de muita festa, no melhor estilo baile de gala. Depois da entrada triunfal dos alunos, percorrendo todo o salão principal, bem como dos professores, a Presidente do IOS, Rosane Chene, deu início à cerimônia. Partilhando do sentimento de realização que tomava conta dos jovens, declarou: “A gente conseguiu mais um passo!”, aproveitando para parabenizar igualmente os pais e familiares presentes. Ao pedir aplausos à equipe de professores que também foi responsável pelo sucesso daquela trajetória, todos se levantaram para atendê-la com a honra devida aos docentes.

Para que tal homenagem fosse completa, a Presidente convidou ao palco a Instrutora de TI que mais se destacou dentre as Unidades. Justamente por não amarrar suas lições apenas à técnica, mas “Contagiar seus alunos a irem até a comunidade e ver o que ela precisava”, segundo Rosane, Priscilla Feraretti foi eleita a representante unânime de todas as classes e, em seu discurso, confirmou o êxito:

“Eles percorreram comunidades ajudando pessoas carentes. Não levaram só doações, mas amor, carinho e calor humano. Hoje, não são apenas jovens prontos para o mercado de trabalho, mas jovens com responsabilidade social”.

Rosane, ainda, apresentou paralelos entre as turmas de 2010 e as do ano anterior, evidenciando a triplicação da empregabilidade dos jovens IOS e os lembrando da grande responsabilidade que se iniciava naquele momento: “Foi só o término de uma fase. Agora, inicia-se outra: coloquem o conhecimento adquirido em prática”. Em um gesto comum à época natalina, presenteou os formandos com orientações muito especiais:

Disciplina, já que “Tudo que nos propomos a fazer temos de fazer da melhor forma”; Amizade, pois “Com amigos e família, ela se torna um pilar muito grande”; Otimismo, que “Traz um bem enorme, espanta a tristeza, não nos deixa desistir e contagia a todos”; Trabalho, afinal “Trabalhar é tirar uma ideia da cabeça e pô-la em ação”; Perseverança, porque “É muito difícil que aquilo em que acreditamos fique perfeito da primeira vez”; Responsabilidade, para lembrar que “Tudo que a gente faz deve ser com respeito a tudo e todos”; Coragem, “Principalmente no mundo de hoje, quando é preciso coragem até para dizer não – às drogas, ao preconceito, à corrupção”; Generosidade, para se “Estar sempre pronto a estender a mão e doar sempre o seu melhor”; e, por fim, uma porção bem grande de Gratidão: “Nunca se esqueçam de agradecer. Sentimos-nos melhor quando somos gratos”.

Nesse momento, a Presidente solicitou que os alunos agradecessem uns aos outros e até por aquilo que não possuem, além de um reconhecimento verdadeiro a Deus: “Não tem preço acordar todos os dias e ter a chance de fazer tudo melhor. Se cultivarem esses presentes estarão sempre prontos”.

A palavra foi passada ao Vice-presidente de Atendimento e Relacionamento da TOTVS, Wilson de Godoy, que contou, brevemente, a história da instituição, resumindo-a conscientemente na frase: “Dizer que somos generosos é muito egoísmo, pois recebemos muito mais do que fizemos”. Wilson não se esqueceu de aconselhar os formandos: “Não imaginem que as coisas vão cair no colo de vocês: é tudo muito difícil”. Longe de parecer rude, o Vice-presidente foi realista e sincero. E, se alguém teve dúvidas quanto a isso, a palestra motivacional com o Psicólogo Maurício Franklin trouxe a confirmação.

101219_formatura-078

Os formandos IOS não deveriam esperar por palavras utópicas sobre o mercado profissional nem uma fábula do emprego ideal. Desde o início, Maurício deixou claro que nunca se deve deixar de acreditar. Mas, que, enquanto isso, é primordial batalhar. Ao longo de sua exposição, citou personalidades célebres – desde o menino que virou rei, Davi, até Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook. Apresentando uma curiosa pesquisa norte-americana, fez notar que 87% dos medos enfrentados pelas pessoas não possuem fundamento e que isso se deve à mudança que a sociedade vem sofrendo, onde os bens são descartáveis, compram-se sentimentos e a estrutura familiar está totalmente repaginada. O conhecimento, entretanto, continua – e com ainda mais força – o único item a sobreviver às gerações.

Um dos pontos culminantes de sua palestra foi a exibição do vídeo Did you know (2008), onde fica clara a necessidade de se tomar atitudes pessoais diante do crescimento mundial – nem sempre representando evolução – em paralelo com a perda de noção do tempo. “Dá para ficar parado?”, questiona o psicólogo, já sugerindo a resposta: “Custa caro ficar parado. Custa nossa vida”. A constatação, vale lembrar, não é apavorante. Ao contrário: os formandos IOS aprenderam lições valiosas antes mesmo de vivenciá-las, mesmo sabendo que, segundo um provérbio citado por Maurício, “Quando se busca o cume da montanha não se dá importância às pedras no caminho”.

101219_formatura-097

O último a subir ao palco e conversar com os formandos foi, possivelmente, uma das presenças mais aguardadas. Ernesto Haberkorn, Sócio Fundador da TOTVS, anunciou os sete primeiros colocados gerais dentre as Unidades IOS de São Paulo, e solicitou a cada um que descreve seus planos futuros e o sentimento por fazer parte de tão seleto grupo. Emocionada, a primeira colocada, Beatriz de Deus Grotto (Vila dos Remédios), mal acreditava na conquista: “Esforcei-me, estudei, fui atrás e não desisti: foi o que eu fiz”. A segunda colocada, Angélica Adriano Pio da Silva (Jabaquara), compartilha o raciocínio: “Para cada etapa terminada, começa outra”. Em busca da realização dos sonhos estavam as terceira e quarta colocadas, respectivamente, Ritielle Moraes Pereira (Santana) e Ana Beatriz Minervino Bataglin (Lapa). Guerreiro, o quinto colocado Marcus Vinicius Eugênio (Santo Amaro) afirma que objetiva “Vencer na vida”. E os sexto e sétimo colocados, Jessica Silvestre da Silva (Itaquera) e Élisson Gonçalves dos Santos (Diadema), dão a receita do sucesso: “Nunca parar de estudar”, segundo ela, e “Conhecimento”, para o jovem.

Encerrando a solenidade com a música Heal the World, de Michael Jackson, o IOS lembrou aos futuros profissionais o poder que cada um possui para curar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor. Durante o baile, pais, familiares e os próprios formandos contaram ao blog sobre a alegria por mais uma realização. Um deles foi Marcus Vinicius, um dos primeiros colocados. Embora ainda sem acreditar em tudo quanto estivesse vivendo, sabia o quanto era recompensador. Sua mãe, Silmara Porfírio, foi uma de suas principais incentivadoras: “Que ele tenha fé, garra e coragem para seguir estudando”. Traço peculiar da família, o talento para se destacar também se fez presente em sua prima Angélica, que ficou em segundo lugar geral. Para a mãe da jovem, Nelma Adriano Pio da Silva, “Valeu a pena o esforço de viajar duas horas para ir e duas horas para voltar do IOS. Que ela continue assim!”. Muito orgulhosa, a avó dos dois formandos, Iraci Bonifácio Porfírio, também registrou sua satisfação: “Outras formaturas virão, mas o IOS foi a melhor coisa que aconteceu na vida deles”.

Para Camila Galani, ex-aluna IOS, todo esse apoio é fundamental. Formada em junho pelo Instituto, mas já contratada pela TOTVS desde maio, a jovem realizou seus sonhos porque sempre acreditou em si mesma. Hoje, transmite essa energia aos alunos, estimulando-os a não desistirem: “Nunca parem. Quando comecei o IOS, já tinha o desejo de trabalhar na TOTVS. Por isso, se querem conquistar um objetivo, foquem nele. Quando conseguirem, foquem em outros”. Além das conquistas profissionais, o Instituto também oferece a oportunidade de construir grandes amizades. Maicon Rogério de Andrade (Diadema), colega do sétimo colocado geral, Élisson, comenta o fato: “O IOS ensinou coisas que eu não sabia, trouxe amizades ótimas e mais capacitação”.

É por isso que, ano após ano, o sucesso do Instituto da Oportunidade Social tem se solidificado gradativamente. Aqui, alunos formam bagagens que levarão para toda a vida, carregadas de conhecimento, valorização, amizade, cidadania. O ponto de chegada deles não são nossas salas de aula, mas o futuro que sempre sonharam. Parabéns, formandos IOS!

http://blog.ios.org.br/

Nenhum comentário: