quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fora de Série - Malcolm Gladwell


Muita gente se pergunta porque algumas pessoas alcançam feitos notáveis e outras não. As respostas giram em torno de talentos naturais, como se esses nascessem predestinados a atingir feitos extraordinários. Resposta dos invejosos?

O jornalista e colunista do jornal The New Yorker resolveu pesquisar o tema e ir mais a fundo na trajetórias dos notáveis para tentar responder a questão do por que algumas pessoas têm sucesso e outras não. Passando por Mozart, Bill Gates, Beatles e outros o autor encontrou uma lógica mais fascinante do que as hipótese populares.

Certamente, vários fatores colaboraram para muitos desses gênios dos negócios, esportes, artes e etc., mas com dois pontos de destaque: ninguém se faz sozinho é um deles. O outro ponto trata de um numero cabalístico: para alcançar um nível de excelência em qualquer atividade são necessários nada menos do que 10 mil horas de pratica - o equivalente a três horas diárias durante 10 anos.

O autor de O Ponto de Desequilíbrio e Blink: A decisão num piscar de olhos pesquisa sobre a vida dessas pessoas com o objetivo de entender como elas pensam, sua origem, condições de vida e cultura escrevendo de forma agradável e envolvente. Impressionante como a matemática das 10 mil horas fica clara nas historias desses talentos.

Sem duvida, vale muito a pena!!



Nenhum comentário: