quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Fator Ego - David Marcum e Steven Smith



As investigações sobre os componentes emocionais envolvidos nas relações de trabalho sempre me instigaram, me provocando os sentidos. Penso constantemente na atuação de nosso ego nas entrelinhas de nossa comunicação, o que me faz crítico de certas técnicas e metodologias de desenvolvimento pessoal que desconsideram tais componentes. Assim, certa vez ao passear pela livraria, me deparei com esse título e não pude deixar de avaliar. Afinal de contas, minhas inquietações já estariam expressas e organizadas numa pequena publicação?

Sem pensar, comprei e li. Aqui então apresento “O Fator de Ego”, de David e Steven, discorrendo sobre a potência muitas vezes dominadora da “egonomia” nas relações pessoais no ambiente de trabalho. A obra foi estruturada a partir de 4 sinais de perigo relacionados a atuação poderosa desse nosso velho conhecido. São eles: 1) Ser comparativo; 2) Ser defensivo; 3) Exibir Superioridade e; 4) Buscar Aceitação. Indo além, traz ainda reflexões interessantes sobre a importância do equilíbrio, destacando propriedades poderosas entre os extremos da atuação do ego: Humildade, Curiosidade e Veracidade.

De leitura fácil e rápida, aborda o tema de forma reflexiva e, ao mesmo tempo, prática. Cita diversos exemplos e, principalmente, convida o leitor a se posicionar frente ao texto que, obrigatoriamente, nos faz refletir sobre nossa atuação e os extremos a que chegamos sem perceber os domínios da egonomia.

Nenhum comentário: